INSTRUMENTOS
Datalogger para Monitoramento de Nível Da água

Datalogger 1 Canal EWLR-101

O monitoramento do nível da água é de grande importância em vista do esgotamento dos recursos hídricos em escala mundial. O EWRL-101 sistema automático de medição de nível d’água Encardio-rite modelo EWLR é amplamente utilizado para o monitoramento do nível de rios, lagos ou perfurações. São várias soluções possíveis, desde monitoramento sem manutenção de um único furo para uso industrial até monitoramento de grandes proporções geográficas, dimensões estaduais com centenas de pontos controlados de um local central.

Monitoramento da Altura do Lençol freático: Para monitorar o nível d’água em um local específico, realiza-se uma perfuração num local adequado no aquífero que mais se contribui para o lençol freático. Instala-se um tubo (normalmente PVC) para impedir que a parede do furo no maciço local desmorone. Ao nível do aquífero, um filtro altamente poroso (uma célula piezométrica, por exemplo) é instalado na extremidade inferior do tubo. O Filtro geralmente consiste em um tubo que possui ranhuras ou seções de furos distribuídos paralelamente, coberto com uma manta geotêxtil para evitar que partículas do solo o obstruam. O nível de água em tal perfuração corresponde ao nível freático naquele local. O modelo EWLR-101 também é usado para monitoramento de nível de água em rios, lagos ou reservatórios, usando o sensor na extremidade inferior de um poço de medição.

 Composição do Sistema: O sistema de monitoramento automático de nível d’água EWRL-101 da Encardio-rite consiste basicamente em três componentes:

·         1 – Sensor de pressão absoluta com cabo;

·         2 – Datalogger (versão para furo ou caixa);

·         3 – Transferência / transmissão de dados.

 Características: Fácil instalação e simples manuseio. Espaço de memória de dados suficiente permitindo que os dados sejam monitorizados por mais tempo. Resistentes às intempéries e a prova d’água. Livre de manutenção com correção barométrica. Modelos opcionais com recurso de transmissão de dados permitindo que o envio dados sejam coletados a centenas de quilômetros de distância. Outro opcional modelo caixa também pode ser usado com pluviômetros.

 Aplicações:

·         Monitoramento automatizado de: águas subterrâneas – estudos ao longo prazo, gestão de recursos.

·         Monitoramento de rio, lago, poço e testes de aquíferos.

·         Monitoramento em canais abertos.

·         Monitoramento em nível de tanque.

Sensor de pressão absoluta com cabo interconectado: O nível d’água freático é monitorado usando-se um sensor de pressão de alta precisão instalado a uma profundidade abaixo do nível mínimo de água estimada. Um termistor é incorporado ao sensor para leitura da temperatura da água.

O corpo externo do sensor é de aço inoxidável com resistência a oxidação / corrosão e outros vários tipos de impurezas dissolvidas na água em condições de campo. Para aplicação em água salina, há um sensor especial com proteção adicional.

Os sensores de pressão absoluta EPP-60V e EPP-40V da Encardio-rite cobrem toda linha necessária para qualquer monitorização do nível d’água. O sensor é selado hermeticamente por solda de feixe de elétrons com um vácuo de cerca de 1/1000 Torr interno.

A saída de dados do sensor de pressão é proporcional à linha d’água piezométrica local. Este sensor de pressão absoluta é integrado com um cabo de 4 condutores a prova d’água e fornecido com um sensor de pressão barométrica individual (instalado dentro do datalogger) permitindo corrigir o nível d’água com a variação da pressão barométrica.

O uso do sensor de pressão barométrica elimina a variação aparente na água devido à variação da pressão atmosférica. O sistema fornece o valor correto do nível da água, juntamente com a pressão barométrica e temperatura para o usuário. O uso de um sensor de pressão barométrica individual elimina a necessidade de usar um tubo de ventilado no cabo do sensor para correção da pressão atmosférica. Isto resulta num sistema confiável uma vez que a saída está livre de qualquer erro que possa ser gerado devido ao entupimento no tubo de ventilação.

  

Sistema de Coleta de Dados Automatizados com Datalogger: O datalogger automático contém um sensor de pressão barométrica, baterias e modem GSM / GPRS para transmissão de dados, disponível em duas modalidades:

·         1 - Versão Cilíndrica (BH): Dispositivo montado no nível do solo abrigado dentro da perfuração.

·         2 – Versão Caixa (BX): Instalado acima do nível do solo, próximo à perfuração abrigada em uma caixa de proteção.

O datalogger pode ser programado para realizar medições a cada 5 segundos a 168 horas em modo de amostragem linear ou de eventos. No entanto, deve se manter uma medição mínima por dia lembrando que, quanto maior a frequência de leituras maior será o consumo da bateria interna.

A leitura do nível do lençol freático a partir de um sensor de pressão depende da densidade específica da água neste local. Por exemplo, se a densidade é de 1,08, o sensor de pressão dará uma saída 8% maior se comparado à um caso onde a água tenha densidade normal de 1,0. Em águas costeiras ou com alto teor de sólidos dissolvidos a densidade da água costuma ter valores superiores a 1,0. O valor da densidade da água local deve ser introduzido no datalogger para que possa fornecer o valor do nível do lençol freático corrigido.

O datalogger realiza leitura do sensor indicando pressão absoluta e barométrica, bem como a temperatura em graus Celsius e calcula a pressão em termos de coluna d’água após correção da pressão atmosférica e densidade local da água. Os dados são armazenados, juntamente com a data e tempo presente, carga da bateria, registrando todos estes dados na memória interna do datalogger.

Caso não seja necessária transmissão de dados, o modem GSM / GPRS também não é fornecido.

O datalogger modelo ESCL-10VT-BX na versão BOX (caixa) contém todos os recursos acima com várias opções de energia e transmissão de dados. Também possui opcional de monitorização com o pluviômetro ERG-200 da Encardio-rite para leitura simultânea da queda de chuva.

 Coleta e transmissão de dados: opções disponíveis:

·         1 – Transmissão de dados via modem GPS / GPRS.

·         2 – Leitura / coleta de dados usando laptop.

·         3 – leitura / coleta de dados usando telefone celular.

 1 - Numa área com cobertura de rede GSM / GPRS, o datalogger pode transmitir os dados automaticamente para um PC central. O utilizador terá de obter um cartão de dados SIM para cada modem sob um plano de serviços ofertado pela telefonia móvel disponível no local. O usuário terá de manter um computador central configurado para funcionar como um servidor ftp. Os dados são transferidos para o servidor ou computador para análises / leituras com gráficos. O PC precisará de conexão à internet com IP estático. Todos os datalogger na rede serão configurados para enviar os dados para este computador/servidor em intervalos predeterminados. O sistema é fornecido com software plataforma Windows, permitindo ao usuário definir coeficientes de calibração do sensor, intervalos de gravação, código de identificação, número de série do sensor, etc. O usuário pode monitorar as leituras e a força do sinal GPRS para fins de diagnósticos. Iniciar ou interromper a verificação ou gerenciar arquivos de dados, baixar os dados do datalogger, executar uma correção, salvar e exportar os dados.

2 – Leitura / Transferência de dados usando Laptop: Os dados registrados no datalogger em campo podem ser baixados diretamente para um laptop. Através do laptop os dados poderão então serem transferidos para um computador central usando um pen drive USB ou através da internet.

 3 – Leitura com telefone Celular / Coleta de Dados: O datalogger também pode se comunicar com um celular Android executando o software de configuração / aplicativo de datalogger fornecido através de um dongle Bluetooth. Os dados podem então serem transferidos para o computador central a partir do celular, quer através de cabo USB / interface Bluetooth ou através da internet.

 Acesso  à rede WEB através do Encardio-rite public cloud service: A Encardio-rite oferece serviços de monitoramento web baseado em “nuvens” de armazenamentos para seus clientes acessarem os dados dos datalogger EWLR-101, arquivar dados em um banco SQL, processamento de dados e apresentar as leituras processadas em tabelas e gráficos mais adequados para interpretação ágil. As tabelas e gráficos relacionados a qualquer local podem ser acessados por pessoal autorizado que pode acessar o site usando a ID de login fornecida e a senha de acesso, de qualquer lugar do mundo, através da internet.

Não é necessário nenhum software especial para acessar os sites dos usuários, pois as informações podem ser visualizadas usando a maioria dos navegadores usuais, tais como Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, etc. O serviço de monitoramento de dados da web baseado em nuvem Encardio-rite podem ser acessados a partir de praticamente qualquer tipo de dispositivo que suporte um navegador padrão como um PC desktop ou laptop, Tablet, celular Android ou IOS. Os usuários podem ter dois tipos de acesso. Usuário com acesso nível inferior pode apenas acessar e visualizar os dados, enquanto que um usuário de nível superior tem autoridade para definir ou modificar as configurações. Os serviços de nuvem da Encardio-rite trabalham com mensalidades de alugueis. O usuário tem que pagar uma pequena taxa de instalação (pela primeira vez) e em seguida um aluguel mensal para acessar os dados da nuvem, sempre que necessário.

Código de Pedido: Modelo EWLR – 101 BH / BX – QQ – RR –S

·         BH: Borehole (para perfurações).

·         BX: Box (caixa ESCL-10VT).

·         QQ: Variação máxima em metros esperada do lençol freático.

·         RR: Comprimento do cabo (em metros).

·         S: T – Transmissão de dados GPRS/GSM, L – Laptop, M – Celular telefone móvel.

 Especificações do datalogger

Clique "aqui"  para acessar a ficha detalhada de dados.

 

SOBRE A AQUISIÇÃO 

A programação de compra destes instrumentos é muito importante, por serem importados o prazo de importação é de 10 a 60 dias, eventualmente a COMMETRO possui peças em estoque.

O cliente deverá informar o comprimento de fita desejado.

Solicitar orçamento - comercial@commetro.com.br

Rua Brusque 225e
Bairro Bela Vista
Chapecó-SC - CEP 89804-230
Tel.: (49) 3025-2267 | (49) 9 9128-8017
E-mail: comercial@commetro.com.br