INSTRUMENTOS
Sistema de Extensômetro Magnético

O objetivo principal dos medidores de recalque com elementos magnéticos é a determinação dos deslocamentos verticais em aterros compactados e fundações.

O medidor de recalque magnético é um instrumento de auscultação constituído basicamente por um tubo guia, provido de luvas telescópicas, um anel de referência e diversas placas de recalque dotadas de orifício na posição central com íma permanente tipo ferrite, por onde passa o tubo guia, . As placas são instaladas em conjunto com a subida do aterro (sendo substituídas por aranhas magnéticas quando instaladas em furos de fundação).

Em aterros, como o período construtivo é aquele que revela os deslocamentos de maior magnitude, é fundamental que a instalação e o acompanhamento através das leituras seja feito desde a implantação do anel de referência do instrumento. O instrumento pode ser instalado de três formas diferentes, conforme ilustrado abaixo, incluindo a instalação no mesmo tubo guia dos inclinômetros.

As leituras são realizadas através de trena graduada acoplada ao torpedo de leitura que é introduzido dentro do tubo guia. Ao atingir a posição de uma placa, o campo magnético do íma ali instalado aciona um contado dentro do sensor de leituras, fazendo com que a trena de leituras na superfície acione um sinal sonoro e luminoso. Os deslocamentos verticais das placas são definidos por comparação entre uma e outra leitura, sendo a cada leitura medidas as distâncias de cada placa ao anel de referência.

MODELOS DISPONÍVEIS

  • EDS-91

 

Conjuntos magnéticos:
• Dados magnéticos: para referência 
• Aranha magnética de 6 pernas: para furos
• Aranha magnética de 3 pernas: para furos; Também pode ser empurrado por uma haste.
• Placa magnética: para aterros e taludes.

 

ESPECIFICAÇÕES

 

SOBRE A AQUISIÇÃO 

A programação de compra destes instrumentos é muito importante, por serem importados o prazo de importação é de 10 a 60 dias, eventualmente a COMMETRO possui peças em estoque.

Para comprar/orçar, o cliente deve informar a quantidade de placas, aranhas e anéis magnéticos, bem como o comprimento do tubo guia. 

As principais vantagens do MMR são: A facilidade de construção, de instalação e manutenção, baixo custo, durabilidade e não limitação do número de placas. O instrumento tem precisão de + ou - 1 mm. Como desvantagem podemos citar a necessidade de equipe de leituras na obra, a demora na realização de leituras e a impossibilidade de automação.

 

Solicitar orçamento - comercial@commetro.com.br

 

 

 

 

 

Rua Brusque 225e
Bairro Bela Vista
Chapecó-SC - CEP 89804-230
Tel.: (49) 3025-2267 | (49) 9 9128-8017
E-mail: comercial@commetro.com.br