INSTRUMENTOS
Recalque - Bench Mark ou Marco de Referência (MR)

A Bench mark, ou Marco de Referência (MR), é uma referência de nível irrecalcável utilizada para realização de monitoramentos de deslocamentos verticais. Para  verificar os deslocamentos verticais ocorridos na estrutura é necessário a adoção de um ponto teoricamente fixo que sirva de referência de nível para as demais observações. Para garantir esta propriedade a bench-mark deve ser instalada em local que não sofra a influência da própria obra ou outras causas que comprometam sua estabilidade.

Adotanto a classificação N-47 (Petrobras), os marcos topográficos, dependendo do fim a que se destinam, devem ser dos seguintes tipos:
   a) marcos tipo “A” (40 kg)
   b) marcos tipo “B” (750 kg)
   c) marcos tipo “C” (200 kg)
   d) marcos de RNP (Referência de Nível Profunda)

Marcos tipo “A” - devem ser utilizados nas etapas de projeto básico, estudo do traçado básico, implantação do traçado definitivo e como marcos intermediários.

Marcos tipo “B” - devem ser utilizados na etapa de implantação do projeto definitivo das áreas ou extremidades e derivações de faixas.


Marcos tipo “C” - são uma opção ao tipo “B”, mais leves, devendo ser implantados em locais cuja escolha fica a critério do cliente.


Marcos de RNP - devem ser utilizados em locais sujeitos a recalques, de modo a garantir a confiabilidade da referência, onde a instalação de outros tipos de marcos não é recomendada.

É a referência de nível estável para as observações de recalque, sendo ancorada no terreno resistente em profundidade e fora do campo de deslocamentos provocados pela obra. É instalada em furo de sondagem de 63 mm ou 75 mm de diâmetro que atinge camadas resistentes do terreno com SPT N > 12.

Similar ao tassômetro, porém com ancoragem em terreno indeslocável, para a sua execução é inicialmente instalado no terreno um tubo de revestimento de PVC, ou ferro galvanizado, com 50 mm de diâmetro. Um tubo de ferro galvanizado com 20 ou 25 mm diâmetro, que servirá de referência de nível, é inserido e tem a sua extremidade inferior injetada com calda de cimento sem pressão. Na extremidade superior deste tubo acopla-se uma semi-esfera de latão para apoiar a mira topográfica. Em torno do RNP deve-se executar uma proteção adequada. 

Para aquisição da RNP (Referência de Nível Profunda) o cliente deve informar a profundidade estimada de ancoragem, uma vez que esta sofre variações de acordo com as características geotécnicas do terreno.

Rua Brusque 225e
Bairro Bela Vista
Chapecó-SC - CEP 89804-230
Tel.: (49) 3025-2267 | (49) 9 9128-8017
E-mail: comercial@commetro.com.br